Image Map

13 de nov. de 2013

Disney Princess: 13 perguntas sem respostas sobre o clássico A Bela e a Fera!!

Eu estava a pesquisar umas bobagens na internet quando vi que muitos blogs e sites (isso não é de hoje) estavam a comentar sobre o clássico A Bela e a Fera, que, mesmo não curtindo muito (sério, vi umas trocentas vezes e já enjoei) ainda fiquei com umas dúvidas. Muitas coisas sem lógica ocorreram no filme, tal como importantes informações deletadas. O primeiro site ao qual eu vi foi o Garotas Geeks e agora irei debater algumas coisas e responder essas tais perguntas, já que eu sou uma viciadassa em A Bela e a Fera e sei de praticamente muitas coisas :p

Perguntas do site Garotas Geeks (GG):
1- Quem afinal é esse cara?
A Disney soltou mais algumas informações sobre a Fera após o desenho (inclusive eu tinha algumas revistas em quadrinhos que mostrava ele se lembrando dos tempos de infância). Uma dessas “informações” é que seu verdadeiro nome era Príncipe Adam. Mas eu sempre achei que isso não fazia sentido nenhum. Primeiro: por que todo mundo chama ele de “Fera” no desenho? Vamos combinar que não é um dos apelidos mais agradáveis para uma criança recém amaldiçoada… Ainda mais para o temperamento dele, acho que não faz muito sentido ele aceitar ser chamado assim por todos os seus criados. Segundo: se ele é da realeza, onde estão o rei e a rainha? Eles são piores pais do que os da Fiona (Shrek) que deixam seu filho amaldiçoado em um lugar qualquer e nunca mais dão sinal de vida? Mas mostra que ele já morava naquele castelo antes, então isso significa que os monarcas franceses simplesmente pensam “que se dane, temos dezenas de castelos, então vamos fazer centenas de filhos e abandoná-los lá”. Muitas perguntas e nenhuma resposta (e acreditem, eu procurei por esse mundão de Deus).
Minha resposta: A primeira pergunta seria: "por que todo mundo chama ele de Fera no desenho? Vamos combinar que não é um dos apelidos mais agradáveis para uma criança recém amaldiçoada… Ainda mais para o temperamento dele, acho que não faz muito sentido ele aceitar ser chamado assim por todos os seus criados."
Os únicos que o chamam assim são os aldeões que o enxergam como o monstro que é, ninguém do palácio (os criados) o chamam assim, sem falar que a música tema cita muitas vezes A Bela e a Fera para continuar o sentido que se trata do conto A Bela e a Fera. Fim, tão simples!
Segunda pergunta: "Se ele é da realeza, onde estão o rei e a rainha? Eles são piores pais do que os da Fiona (Shrek) que deixam seu filho amaldiçoado em um lugar qualquer e nunca mais dão sinal de vida? Mas mostra que ele já morava naquele castelo antes, então isso significa que os monarcas franceses simplesmente pensam 'que se dane, temos dezenas de castelos, então vamos fazer centenas de filhos e abandoná-los lá'".
Sim, em hipótese alguma é citado algo sobre os pais do rapaz. Na história de Adam, diz que por não receber a atenção que merecia (o carinho de pais) ele acabou se tornando mau e egoísta, é citado que ele não tem pais, mas não se sabe porque.

2) Quem pune uma criança de 11 anos por não deixar um estranho entrar na casa?
Pense um pouco. O roteiro diz que ele seria amaldiçoado por 10 anos. E aquela rosa-bomba-relógio explodiria quando o Príncipe Adam chegasse aos 21. Então ele era apenas um pré-adolescente quando a “boa fada” bateu em sua porta, no meio da noite, disfarçada como a bruxa velha mais assustadora que ele já viu e o amaldiçoa (podendo ser para a vida toda) por ter seguido a regra básica de não falar nem confiar em estranhos. E nem me venha com essa história de “não devemos confiar nas aparências, é o interior que interessa”. Queria ver se uma mendiga com cara de maluca batesse na sua casa no meio da madrugada pedindo abrigo em troca de uma rosa se você ia dizer “claro, boa senhora, entre e fique a vontade”. Agora imagine uma criança de 11 anos recebendo essa pessoa! Pois é, a “boa fada” é a verdadeira vilã aqui.
Minha resposta: Na verdade, essa é a informação que se dá no primeiro filme, mas a continuação A Bela e a Fera- O Natal Encantado (Beauty and The Beast- The Enchanted Christmas) que na verdade é apenas um filme sobre o natal e que também conta a história do menino que foi amaldiçoado com 11 anos de idade, mostra claramente que ele realmente não era uma boa pessoa! Em uma cena mostra como ele foi amaldiçoado, e ele realmente era mau, quando a senhora (que na verdade era a feiticeira) pediu abrigo e ele recusou, ele foi mau e rude com essa senhora, ou seja, a feiticeira estava certa!! Eu consegui a parte da lembrança da Fera em português de Portugal- Aqui !! É uma cena, dá para entender mesmo assim e mostra como ele era mau.

3) Por que a Bela abriu a porta nesse momento?
Ela odeia o Gaston, ela está sozinha em casa, ela sabe que tudo que ele quer is get into ger pants. Muita angústia, assédio sexual e livros enlameados podiam ter sido evitados se ela apenas fingisse que estava tirando uma soneca. É sério, gente. Regra básica que todas as mulheres do mundo deveriam saber: se você não está interessada no cara e sabe que ele é um taradão sem escrúpulo algum, não o deixe entrar em sua casa, principalmente se estiver sozinha.
Minha resposta: Realmente não era necessário essa cena, não cita algo importante nem alguma informação ao qual nos ajudasse a entender mais o filme. Porém uma cena complementa a outra, e mais, ela não abriu a porta pra ele, ele que praticamente arrombou a porta e entrou sem permissão.

4) Quem são esses seres sem cara ao fundo?
Quando o Príncipe Adam foi amaldiçoado por seguir as regras básicas de quando se está sozinho em casa sem seus pais, sobrou para todos os criados do castelo serem amaldiçoados também sendo transformados em objetos. Mas quem são os pratos, garfos, facas, etc, sem rosto que aparecem em vários momentos? Os objetos inanimados se transformaram em “meios-vivos”? Vamos torcer que sim, ou senão existem implicações assustadoras sobre essa garrafas de vinho.
Minha resposta: Sobre a maldição do rapaz, foi explicado na primeira pergunta.
Enquanto aos objetos sem rosto, como são os principais, Adam tinha muitos criados, vários mesmo. Até alguns que são uma espécie de personagens secundários como por exemplo o fogão que aparece em uma cena do filme, ou então outros bules, ou pentes, e objetos de pouco valor, alguns tem rostos, outros já são apresentados sem. Até porque, como mostrado na primeira cena ao qual Lumière e Horloge estão disfarçados de objetos também sem rosto, ao chegar no castelo o pai da Bela, Maurice, assim também aqueles objetos sem rosto possam ter rosto, mas não é apresentado já que não faz diferença alguma.

5) A Madame Samovar tem dezenas de filhos além de Zip?
Ok, não achei o gif, mas vocês devem se lembrar da cena: após a clássica dança de “sentimentos são” da Bela e a Fera, a Madame Samovar (o bule de chá) coloca seu filho Zip (a xícara) em um guarda-louças e diz “boa noite Zip, já é tarde, vá dormir com seus irmãos e irmãs”. IRMÃOS E IRMÃS? Vocês contaram quantas xícaras tinham naquele armário? Eu não contei, mas eram MUITAS. São todos filhos dela mesmo? Por que eles não aparecem depois quando todos voltam a ser humanos? Não existe controle de natalidade na China?
Minha resposta: Realmente foi muita falta de lógica, talvez um escorregão da equipe da Disney responsável pelo filme, pois a Madame Samovar só tem um filho, e foi exatamente com esse UM filho que ela, assim como todos no castelo, foram amaldiçoados (cena Beauty and The Beast- The Enchanted Christmas).

6) Que que tá rolando com esse retrato viajante no tempo?
Como nós vimos, a Fera tinha mais ou menos 11 anos quando a bruxa jogou o feitiço nele. Mas calma. Esse retrato dele é igualzinho a ele quando a maldição acaba no final do filme. O que está tudo bem até você se dar conta que ele ficou transformado por uma década. Então… que que tá rolando aqui? E a gente sabe que não é um pintura recente, já que na história vemos Adam rasgando-o com suas garras em um momento de angústia por toda a injustiça que o acometeu. Então ou existe um viajante no tempo que o pintou no futuro ou ele era a criança de 11 anos mais madura já retratada.
Minha resposta: Outra casca de banana no filme, mais um descuido da equipe da Disney!! A lógica é meio complicada de entender, a não ser que preste bastante atenção, até hoje muitos fãs pensam que o jovem príncipe de 11 anos teria sido amaldiçoado na fase adulta, mas não é verdade. Essa teoria foi usada em histórias e até na peça de teatro oficial da Disney World, mas a realidade foi que o rapaz teria sido amaldiçoado aos 11 anos. Na própria história diz que ele ficaria assim até o vigésimo primeiro ano que a rosa começasse a se desfazer ou até encontrar alguém que ame e que o ame em troca, mas quem repara nisso?? Esse foi um clássico destinado as crianças, primeiramente, quando eu era menorzinha, nada disso me importava, prometo que cai na questão de que ele sempre foi o adulto da história, eu cai no erro da equipe assim como muitos outros também!
Também há outra teoria de que o retrato teria sido encantado junto com o castelo e tudo que há nele, mas é apenas rumores.

7) O que teria acontecido se Bela tivesse tocado a rosa encantada?
Não. Sério. Juro que eu SEMPRE pensei sobre isso. A Fera enlouqueceu quando viu a Bela quase tocando a rosa. O que teria acontecido se isso não tivesse sido evitado? Ia explodir tudo? A maldição ia ficar definitivamente para sempre? Ele ia morrer? O QUE?
Minha resposta: A afirmação mais provável seria de que ela poderia ter acelerado o tempo da maldição do príncipe, fazendo com que ele tivesse pouco tempo para desfazer tudo isso.

8) Como a Bela colocou essa Fera gigante e inconsciente em cima do cavalo?
Sério. Como?
Minha resposta: Os pequenos detalhes são os mais confusos! A Disney não olharia isso, ela pôs a Fera, pronto! Esse pode ser o pensamento deles, por se tratar de uma cena de pouca importância, não teve detalhes, não teve explicações, não procuraram explicar aquela lógica que só o Maravilhoso Mundo da Disney pode explicar...

9) Como o Zip existe?
Ele não tem 10 anos e todos foram condenados por uma década. Como ele pode existir? Como um bule de chá pode dar à luz a uma xícara? Quem é o pai? Ele caiu e quebrou? Mas se os objetos ficam congelados na idade (porque o Adam pelo menos não ficou), ele não deveria ser pelo menos mentalmente mais velho?
Minha resposta: Zip não passa de um menininho de 6, 7 anos. Quando todo o castelo foi amaldiçoado, os criados e membros do palácio se transformaram em objetos, objetos não crescem nem amadurecem, fazendo com que o tempo parassem para eles, parassem também para o Zip, que após passar praticamente 10 anos como um talher, não sofreu alterações, continuou o menino de 6, 7 anos que era. Isso não funcionou para o Adam, que se transformou em um ser de carne e osso, sendo assim, permaneceu crescendo e amadurecendo.
Não se sabe quem é o pai do Zip, já que (se você reparar bem) a maioria de todos os personagens da Disney ou não tem pai, ou não tem mãe, ou não tem a ambos, sempre é uma família desqualificada.

10) A Bela é idiota?
Falando sério: a Bela é feita para ser a princesa nerd da Disney. Ela gosta de ciência, de invenções malucas e é viciada em livros, mas ela é completamente alheia ao fato da Fera não ser apenas humano, mas também da realeza. Tipo, ela cantou uma música sobre isso no começo do filme; um príncipe encantado que é disfarçado e a mocinha só descobre no final. Ela não consegue juntar as peças que o único homem que vive em um castelo gigante não deve ser pelo menos um conde? Se ela percebeu e guardou pra si, ela disfarçou sentir surpresa muito bem no final quando ela demora uns 10 segundos pra perceber que o bonitão era a Fera. Além disso: ELA VIU O RETRATO RASGADO DELE.
Minha resposta: Isso não é muito óbvio, a Bela estava destinada a só encontrar as respostas no final completo da história (mesmo com todas as provas de que o rapaz do retrato fosse a Fera), mesmo se ela tentasse, a história precisaria bater de frente com o conto que ela conta no começo quando lê com as ovelhas e canta.
No fim, ao ver Adam, ela provavelmente estaria confusa, tipo "Pow, como assim um cara transformado em Fera, ou uma Fera transformada em cara??"!!!!!!!!!!
Eu acho que EUZINHA ficaria O.o
Porém não faz sentido ela ficar 10 segundos (eu contei) olhando e acariciando o cara tentando descobrir se era ele mesmo. Ele disse: "Bella, sou eu!!" e a moça ainda ficou: "Hãm??"!! Ela só veio descobrir depois de olhar para seus olhos que foi o único detalhe semelhante a Fera. Aliás, também não faz sentido algum ela depois de ter visto aquele retrato ainda ter ficado confusa ao ver o rapaz DO RETRATO igualzinho AO RETRATO!!!!

11) De quem são as roupas que eles estão usando?
Sério, de quem são? E se alguém fez… quem? Onde arrumaram os tecidos que não apodreceram durante esses 10 anos parados em um canto?
Minha resposta: Você não devia perguntar isso, e sim perguntar como fizeram roupas que coubessem em um animal desses, sem contar que ele foi amaldiçoado aos 11 anos, então deveria ter roupas para crianças de 11 anos!! Ou ele pegou emprestado de alguém??
Obviamente poderia ser da família os vestidos, poderia ser até da mãe dele, mas uma roupa tão enorme assim para caber em uma Fera, pode ter sido feita depois da maldição, os costureiros poderiam ter se transformado em agulhas e linha pra fazer tudo isso!! Vamos olhar o lado louco dessa história, isso é o Mundo Mágico da Disney, pow!! :D

12) Por que ela não apenas disse que ia voltar?
Talvez seria bom não deixar seu namorado síndrome de Estocolmo pensando que você não vai mais voltar. Eu sempre pensei porque ela não poderia ter dito um simples “Assim que meu pai não estiver mais morrendo de burrice hipotermia, eu vou voltar para você. Por favor, não entre em uma depressão suicida nas duas horas que eu estiver longe”. Tudo seria tão mais simples e tão menos drama com aquele chato do Gaston morto em 2 segundos.
Minha resposta: Ela não saberia se voltaria, não sabia o que teria ocorrido nem sabia o plano de Gaston. Ela não poderia prometer nada se não soubesse o que faria primeiro.
Um filme requer drama e as vezes um pouco de morte para ficar tudo mais irado!! A simplicidade não entra em hipótese alguma no roteiro de um filme.

 13) Como essas pessoas não sabiam que tinha um monstro amaldiçoado perto dali?
Passaram apenas 10 anos, não 100. Eles deveriam conhecer o príncipe que toma conta da região, eles já eram vivos quando Adam era apenas uma criança. Então não finjam que não sabem o que está acontecendo, camponeses.
Minha resposta: Adam é o príncipe e responsável por aquele vilarejo. Como todo rei que cuida de seus súditos, mas o rapaz não tinha idade nem mentalidade para governar aquilo, ele iria dar atenção aquela gente?
Após a maldição, a Fera ficou isolada junto com seus criados, no castelo que se tornou alvo das trevas e do silêncio. Os camponeses poderiam testemunhar aquele suposto desaparecimento, poderiam sentir falta, mas com o tempo vai se esquecendo, virou uma aldeia independente.

Bom, com o fim disso tudo, muitas questões foram resolvidas, outras ficam a pensar, outras ainda estão por vir!
Eu também tenho questões a serem resolvidas, como o que teria acontecido na realidade com os pais dele? Ou como ficou o casal depois dessa loucura toda? Gaston teria sobrevivido? O que aconteceu com os camponeses após a luta no castelo encantado? A fama de ter uma Fera horrenda pelas redondezas do vilarejo ainda permaneceu? Se Bela e Adam fossem a aldeia, como seriam recebidos? O que pensam os aldeões sobre a Fera e o castelo hoje? No olhar dos camponeses, como Bela fica depois disso tudo??
Perguntas e nenhuma resposta, isso fica entre nós, a resposta sempre será diferente na mente de cada um!!
Espero que tenham gostado da postagem!!

Em breve mais detalhes sobre Disney Princess!!

Créditos finais: Site Garotas Geeks pela tradução das perguntas e o texto original e BuzzFeed pela ideia total da postagem!!


6 comentários:

  1. tenho as mesmas duvidas !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,amei!
    Faz um tempo que não assisto A Bela e a Fera,raramente passa na Disney :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade :(
      Mas o filme está disponível na internet, o difícil são encontrar as continuações...
      bjs<3

      Excluir
  3. Post realmente muito bom!! Amei!!
    Nunca tinha reparado nessas coisas, mas agora q vc citou, realmente acho q todas as pessoas daquela cidade eram todas burras '-' hehehe
    Bjos *-*

    ResponderExcluir

Oi, fico feliz que vai comentar ^-^ mas antes leia as regras:

1- Seu comentário será moderado, pense no que vai dizer!
2- Deixe o link do seu blog nos comentários e eu irei seguir! Porém, antes, fale do post para mostrar consideração!
3- Não divulgue concursos nos comentários que não seja sobre um dos assuntos do blog.
4- Não fale palavrões ou insinuação de palavrões.
5- Não divulgo blogs ou quaisquer coisa.
6- Qualquer comentário ofensivo será excluído.

Página Anterior Próxima Página Home