13 de jun de 2015

Crítica: Turma da Mônica Jovem edição 80 & 81!!


Hello, docinhos! 。◕‿◕。
Hoje vou fazer uma coisinha nova: agora vou postar críticas sobre as edições da Turma da Mônica Jovem (*fãs aplaudindo*)! Eu disse umas postagens atrás que eu iria incluir a TMJ (que amo de paixão) aqui, e esse foi o melhor caminho que encontrei, até porque eu tô precisando desabafar sobre umas edições que ultimamente estão me decepcionando.
Antes vou dar uns avisinhos! Pra quem acompanha a fanfic Checkmate, eu já postei o próximo capítulo (acho que foi o 7), então podem ir visitar! ^-^
O outro aviso é que vai ter um evento na minha cidade em Julho e esse é o primeiro que eu vou (por isso eu não posso dizer se é ruim ou bom, estou bem neutra quanto à isso). Quem morar perto e, coincidentemente, também for, pode ter certeza que nos encontraremos por lá! o/ - site do evento aqui -.
Agora vamos logo com essa postagem, pois estou ansiosa para começar minha primeira crítica (com spoilers) sobre TMJ! Acompanhe, siga em frente! >.<

Sobre as Edições◕:

Ambas as edições são início e desfecho de uma mesma aventura! Trata-se de um circo itinerante de passagem pelo Bairro do Limoeiro. Mônica está passeando com seu novo namorado Do Contra, e de repente precisa usar de sua força extrema para ajudar o senhor Dante (dono do circo), que fica maravilhado ao ver a menina agindo e seu dom fantástico. Ele, como recompensa, dá para o casal um par de ingressos para seu circo, mas mal eles sabem que estão indo direto para uma armadilha! O circo itinerante do senhor Dante é um lugar com criaturas fantásticas e seres assustadores também com dons bizarros, e a intenção desse suspeito senhor seria ter a Mônica em sua coleção, para engrandecer ainda mais o circo! A turma, ao notar o desaparecimento da Mônica, logo vão atrás de pistas para solucionar esse mistério, encontrar sua amiga e por um fim à tirania do Dante!

Já dá pra ter mais ou menos uma noção da aventura, né? Pois bem... Não é só da história em si que se deve falar, mas também do design da capa, das intrigas dos personagens (porque quem acompanha sabe que TMJ é meio novela também) e das expectativas que os fãs fazem pra ler o gibi, que hora agrada, hora desaponta.
Eu esperava mais da história. Vi a primeira capa e logo pensei em enredos macabros que envolviam fatos reais como os antigos Freak Shows do século XIX, mas não passa de um circo com criaturas surreais demais. Mulher que possui cabelos vivos, homem que se transforma em gorila, monstro humanoide e super telepata são tipos de "aberrações" tão surreais, que fizeram da história desinteressante. Se fosse um pouco mais focado nos "monstros" reais, dos verdadeiros Freak Shows, seria um tipo de aula histórica interessante e daria mais sentido ao título do gibi "Circo Macabro".
É só olhar... Na primeira capa temos um portal bem sinistro, o que lembra o próprio diabo. Eu acredito que tenha sido inspirado em alguma coisa que envolva o seriado American Horror Story. Eu não acompanho, por isso não posso afirmar, mas eu tenho certeza que os autores se inspiraram nessa entrada - Aqui -, e talvez essa porta tenha a ver com o seriado. Enfim... O próprio seriado, na época da temporada Freak Show, focava no Circo de Horrores da antiguidade, com personagens inspirados nos seres originais e coisa e tal, o que me fez pensar que seria assim com a TMJ, mas infelizmente não foi.
"Claro que na TMJ não teria uma coisa tão macabra assim como Circo de Horrores! É um gibi infanto-juvenil!". Bom... Coloquei essa afirmação pra quem pensa dessa forma (até agora não vi ninguém que pense assim, mas vai que...), todos que acompanham a turma jovem sabe que já rolou de tudo nas historinhas deles, até pacto com o diabo (Edição 76, Umbra - A Última Batalha), então Freak Show nem se compara à isso.
Conclusão: Embora a história tivesse tido um desfecho triste e mórbido, toda a aventura em si podia ser melhor. Eu esperava outra coisa totalmente diferente.

Capa◕:

Edição 80 - A capa da Edição 80 recebeu críticas negativas, principalmente pela aparição de Do Contra e até pela forma do personagem se vestir.
Na minha opinião, não me é problema a aparição do Do Contra. Eu sei que muitos fãs que foram acostumados desde pequenos com Cebônica (Cebola+Mônica) detestam quando aparece Do Contra metendo o nariz onde não é chamado, mas agora ele é o namorado da Mônica, e isso eu já aceitei à tempos. Não shippo casal nenhum, só torço pela felicidade dela, sendo com quem quer que seja. Além do mais, ele foi um dos personagens protagonistas dessa aventura, ele devia aparecer!
Sobre a forma de se vestir, muitos disseram que saiu muito do "padrão Do Contra", parecia mais que DC tinha pedido emprestado algumas roupas do Cebola. Eu não me importo muito com esse detalhe, pra mim não causou impacto negativo nenhum na capa, mas tenho que concordar que o estilo tá muito diferente. Quem é fã sabe.
Conclusão: Fora esses detalhes que as pessoas curtem por defeitos, eu amei a capa! Ficou colorida, com um toque de circo mesmo, e a homenagem ao Freak Show (do provável seriado) com certeza chamou positivamente a atenção de muitos fãs (o que me fez lembrar uma vez em que a TMJ homenageou o anime Death Note, com o gibi O Caderno do Riso).


Edição 81 - Depois que eu descobri a verdadeira história da aventura "Circo Macabro", eu já nem estava mais com vontade de acompanhar a segunda parte, eu fiquei até sem vontade de dar uma opinião exata sobre a capa da parte 2, por isso não tenho muito o que dizer dela.
A capa novamente teve um toque colorido, simbolizando as cores chamativas de um circo, e ficou legal (embora bem brega. Acho as cores da Edição 80 mais agradáveis). A capa também não tinha muito o que mostrar, só havia a Mônica vestida de forma estranha (acontecimentos do gibi) e Cebola olhando surpreso pra ela. Enfim... Ficou com cara de "página do gibi pintada", ou seja, sem muita criatividade. Embora bonito o desenho, achei a capa da Edição 80 mais chamativa.
Por fim, sobre as intrigas dos personagens (o famoso rolo DcXMônicaXCebola), embora tenha parecido ter rolado algo entre Cebola e Mônica no final, ela continua tão juntinha à Dc como chiclete em sola de sapato. Nada mudou, e pela próxima aventura (a Edição 82 - Um Novo Amor?) nada vai mudar.

Fim de postagem! Me desculpem a demora em relação à essa crítica, pois a Edição 80 e 81 já é das antigas. Eu só tive chance de postar agora porque minha assinatura expirou e não deu pra renovar, então perdi essas duas edições e tive que esperar postarem na internet pra ler. Mas posso informar que já comprei a Edição 82 citada acima, e em breve farei uma crítica sobre!
O que acharam?

- Para enviar uma sugestão de postagem,⇩basta deixar um comentário aqui⇩ -


10 comentários:

  1. Oii o/. Antes eu tinha interesse em ler pelo o menos uma revista da TMJ, porém eu acabei perdendo o interesse em gibis :/. Mas eu meio que estou voltando a ter esse interesse, todas esses gibis com um estilo mais ¨sinistro¨, estão me deixando com mais vontade de começar a lê-las! Realmente, sua resenha despertou mais meu interesse! Talvez algum dia eu leia esses dois gibis :3.
    Kisses candy ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom.. Se gosta de enredos sinistros, eu recomendo a saga de três partes Umbra, também da TMJ :3 É mil vezes melhor que essa "tentativa de terror" do Circo Macabro, pode ter certeza! ;)
      bjs<3

      Excluir
  2. Nossa que legal May,dou todo o apoio para postagens de criticas da TMJ,também estou perdendo as edições!!!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! >.<
      bjs<3

      Excluir
  3. Eu não sou de acompanhar TMJ, mas li o post todinho ahuashuas' Também não sei a história para falar com certeza a minha opinião... Mas eu achei que quando você falasse em Circo Macabro pensaria em aberrações monstruosas que seriam humilhados pela pessoas ao se apresentarem, igual você citou no post, enfim. May, quando é que você vai postar as sugestões já dadas, tipo a minha, da Isy, etc.? >Não estou querendo fazer pressão, ok?<
    Até logo ♡ | unicorns-of-wonderland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo a TMJ :) são aventuras interessantes as da turma (embora ultimamente estejam me decepcionando).
      Realmente, Circo Macabro devia ter um enredo mais como os Freak Show da vida real, mas infelizmente optaram pelo surrealismo.
      Sobre as sugestões, eu tenho muitas pendentes, e vou ter que separá-las entre as que vou postar e as que não vou (pois não são todas a qual vou conseguir fazer uma postagem escrita.). Além do mais, tem postagens que curti tanto, que acho que vou postar no futuro vlog do Bloo MayS., a qual será aberto em Julho :)
      bjs<3

      Excluir
  4. Oi May!
    Atualmente eu dei uma parada com TMJ minha última edição foi 74-umbra parte 1 nem terminei de ler a série umbra.
    Concordo com suas opiniões, o que desapontou e o que agradou em medida certa, embora eu não tenha lido ainda, acho que você explicou bem a capa e algumas características do gibi.
    Sobre o Do Contra, eu tenho uma opinião contrária a sua, o DC é um personagem que só chega para estragar as coisas, a Monica e o Cebola já são cheio de complicações chega algum qualquer para estragar tudo, seria meio ruim eu falar que não gosto dele por que sim ou coisa do tipo, eu realmente não gosto dele, da personalidade dele, é muito irritante! já sobre as roupas dele, eu nem presto atenção nisso, prefiro a história mesmo, é bem melhor kkk.
    Olha May eu sei que o post está com poucos comentários dai parece que a gente não está gostando mais acho muito legal você continuar com TMJ ok?
    Outra coisa, você viu as novas dolls disney collector? tem Elsa+Hans, Ariel+Úrsula , e Jasmine :) .
    Beijos José Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umbra foi uma das minhas aventuras preferidas, eu recomendo que continue, porém só até aí. Depois de Umbra, nenhum dos demais lançamentos me interessaram de fato.
      Eu sou bem neutra quanto à DC, mas eu entendo o lado de quem não gosta. Embora gostar dele ou não, o fato dele aparecer na capa é aceitável porque a história gira em torno do casal Mônica e DC. :)
      Ah, muito obrigada! Eu não pensei que fosse notar, mas eu também notei que o número de comentários é menor quando postei sobre TMJ. Pretendo continuar, mas não com muita frequência.
      Sobre as linhas, eu soube sim, principalmente porque tinha Hans e Elsa no meio kkkk vou postar quando liberarem melhores imagens ^-^
      bjs<3

      Excluir
  5. Adorei!
    Gostei!
    Realmente,essas histórias meio sem-rumo,que todos sabemos como acabará,pra mim a morte do Telepax foi a coisa mais inesperada de toda a história.O que não se compará a Umbra,uma das melhores histórias de toda a TMJ inteira.
    Minha sugestão é falar do desenho animado Steven Universe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Maria Julia!
      A morte do Telepax foi realmente inesperado, e a única faísca de originalidade ali. Acho que chamaria mais atenção se o assunto fosse realmente macabro, como por exemplo os Freak Shows.
      Realmente Umbra foi uma das melhores histórias da TMJ publicadas! Eu espero que haja outras parecidas futuramente. *--*
      Muito obrigada pela sugestão. Irei anotar :)
      bjs<3

      Excluir

Oi, fico feliz que vai comentar ^-^ mas antes leia as regras:

1- Seu comentário será moderado, pense no que vai dizer!
2- Deixe o link do seu blog nos comentários e eu irei seguir! Porém, antes, fale do post para mostrar consideração!
3- Não divulgue concursos nos comentários que não seja sobre um dos assuntos do blog.
4- Não fale palavrões ou insinuação de palavrões.
5- Não divulgo blogs ou quaisquer coisa.
6- Qualquer comentário ofensivo será excluído.

Página Anterior Próxima Página Home